segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O PRAZER em estudar.

Dizem que as grandes caminhadas começam no primeiro passo. Pra mim, isso é a mais pura verdade. E como foi dito anteriormente, uma das partes mais difíceis dessa “vida” de concurseiro (outra certamente é lidar com os insucessos, o que será objeto de posts futuros) é dar o tal do primeiro passo, ou seja, colocar a buzanfa na cadeira e estudar pela primeira vez. Mas é claro que não basta apenas esse ato, é preciso gostar do que se está fazendo. Ninguém gosta de fazer algo de maneira forçada, né? (ainda que a pessoa que esteja forçando seja você mesmo.)
Eu acho que um dos principais mandamentos do concurseiro (o bem sucedido, pelo menos) é ter PRAZER em estudar. Não vou ser hipócrita em dizer que devemos ter prazer em estudar Contabilidade Geral (uma das matérias pela qual tenho menos "apreço"), Língua Portuguesa, etc. O prazer tem que ser em ESTUDAR, e não nas matérias em si. Para se ter um estudo de qualidade, em que se assimila a maior parte dos conteúdos, é preciso que sua mente esteja FOCADA.
Faça um teste. Qual das duas situações você se lembra mais claramente e com riqueza de detalhes: a última vez que saiu com os amigos ou a última vez que ficou preso em um engarrafamento? Eu já sei a resposta....
Em qual das situações acima você sentiu mais prazer? Pois é, a mente humana tende a eliminar ou dificultar a lembrança de tudo aquilo que lhe causa aflição, raiva, dor, agonia, etc. Puro e simples instinto de autopreservação!
Se você estuda pensando “Ai, que saco! Não vejo a hora de passar em um concurso pra largar essa ***** de livro chato!”, provavelmente ficará nessa vida de cão por um bom tempo!
O livro não pode ser encarado como um vilão, muito pelo contrário! Ele é seu passaporte para um futuro melhor, realização profissional, estabilidade financeira, entre outras coisas. Não estude pensando que a matéria X é um saco (mesmo que, de fato, ela seja); pense que, aprendendo essa matéria, você estará mais perto de realizar seu sonho.
Não gosta de uma matéria? Então comece a priorizar exatamente ELA, pois tendemos a estudar mais as matérias que gostamos e encontramos maior facilidade. Lembra da "zona de conforto"? Então, olha ela aí nos atrapalhando de novo.... rsrsrs
Na maioria dos casos, quando você começar a entender a matéria, pegará gosto por ela. Me diga: quantas vezes você já "não foi com a cara" de uma pessoa sem conhecê-la, mas ao conviver com ela, passou a gostar?
Caro leitor, se você estudar apenas por estudar, sem sentir prazer, "brigando" com os livros, sua caminhada ficará muito difícil!
Quer uma prova de que o PRAZER em estudar funciona? Hoje em dia, cada vez mais servidores recém aprovados se matriculam em cursos de Direito (inclusive este que vos tecla). Muitos nem pensam em exercer a advocacia ou prestar concursos da área jurídica. Por que isso? Com certeza passaram a sentir prazer em estudar Direito enquanto eram concurseiros! 
Mas, "Peraí!" -  você dirá. Foram aprovados porque tiveram prazer em estudar ou tiveram prazer em estudar porque foram aprovados? Aí é o “Dilema de Tostines”, amigo! O que importa é que, nesse caso, “prazer” e “aprovados” estarão sempre na mesma frase. Capisce?

7 comentários:

  1. Oi...Adorei seu blog.Espero que continue. Me identifiquei muito com o post. Estou passando por uma fase critica...estou estudando já há um tempo e acabei de ser derrotada no concurso em que mais estudei e no qual tive o pior resultado. Tava confiante, achei que agora ia dar certo...e NADA. E agora estou me questionando se irei conseguir. Passei duas semanas depois da prova sem estudar e agora nao to conseguindo estudar com o prazer, a paz e confiança que estava antes. Fico repetindo pra mim que vai passar esse momento ruim...mas tá demorando. É isso...desabafo!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Bia, obrigado pela visita! Fique tranquila, pois a maioria das pessoas pensa que aquele concurso dos sonhos é o último de sua vida! Daqui a pouco aparecerá um similar e quando você menos esperar, o seu sonho voltará de novo!
    Eu mesmo, não fui aprovado no TCU em 2008. E acredito que estava bem mais preparado do que agora. Passei em outros concursos interessantes e mantive meu sonho vivo.
    Considere fazer outros concursos, se dedique ao máximo!
    Quando houver outro concurso dos seus sonhos, você já estará em um bom cargo e fará a prova sem maiores pressões.

    Qualquer coisa manda um email para sjconcurseiro@gmail.com
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Jorge,

    Através da auto sugestão tenho conseguido estudar com prazer todas as matérias. Toda noite antes de dormir faço tipo uma meditação onde repito para mim mesmo que tenho prazer em estudar pra concurso, que gosto de Portugues, Administrativo, constitucional, ingles etc.... Engraçado que esse trabalho faz com que vc re-eduque o seu subconsciente que tem a crença de que estudar é um saco, fazendo isso retomei o gosto pelos estudos e atualmente estudo qualquer materia sem maior esforço.

    Abs e valeu pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Esse é o caminho! Fazer algo que gosta dá sempre mais resultado! A mente domina o corpo.

      Excluir
  4. olá!
    Sabe para mim o mais difícil da rotina de um concurseiro é a cobrança!! Parece que todo mundo se acha no direito de dar palpite e quando a gente não consegue então...UI!é duro!
    Tomei um decisão, os meus projetos são "meus",não preciso ficar jogando ao vento qual o meu foco,como estou estudando e "se estou estudando" .Com isso, espero diminuir a interferência de terceiros e focar no que realmente interessa que é o meu aprendizado e a aprovação desejada.
    Desculpa,é só um desabafo,estou com o saco cheio desde que saiu o resultado do INSS.
    Obrigada pelo espaço e continuemos nossa caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com a mentalidade corretíssima!
      Eu mesmo não saía bradando aos quatro ventos que estava estudando pra concurso. Pra quê? Pra ter mais gente invejosa agourando e outros falando besteira?
      Não vale a pena.
      Como você bem disse... é um projeto SEU!
      Nessas horas é melhor usar a tática do mineiro.... come quieto e estuda quieto também.... rsrsrsr

      Excluir
  5. Ou!
    Sabe fiz algumas provas de concursos a pouco tempo tenho estudo muito inclusive pelas madrugadas, porem me sinto ainda meio perdida não tenho facilidade de foco e as vezes tenho que estudar o mesmo assunto varias vezes e na hora da prova fico com dúvidas, sei que realmente o que aprendi e meu, mas pergunto como posso fazer parar conseguir me focar mais e ter um melhor rendimento, sabe estes concursos a níveis federais nem pensar por enquanto.

    ResponderExcluir