terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Suor poupa lágrimas.

Como prometido, explico a frase do post anterior. Qual o seu significado?  Em linhas gerais, se você der seu máximo agora, não se arrependerá depois. Mesmo que a aprovação não venha naquele concurso. Ai.... arrependimento! Um dos piores sentimentos que o ser humano pode sentir.
Sabe o que mais derruba um concurseiro após um insucesso?
Quem respondeu que é a sensação da reprovação em si, está e.....rrado! O que baixa mesmo a moral de um concurseiro é a sensação de que poderia ter sido aprovado. Sabe aquelas vezes que faltam um ou dois pontinhos? Então, amigo.... ali é que o bicho pega.
Vejamos uma situação hipotética: Bruno e Caio são dois concurseiros. Bruno, apesar das dificuldades, se dedicou ao máximo. Pediu férias no serviço e estudava sempre que podia; não ia pra balada, respirava concurso 24 horas por dia. Enfim, deu o seu máximo naquele certame.
Já Caio, acreditando que tinha domínio da maior parte das matérias, se deu ao luxo de viajar pra Búzios logo que saiu o edital e ficou por lá uma semana. Estudava pouco e, vira e mexe, tomava uma cervejinha com os amigos. Vivia pensando no abadá do carnaval de Salvador que ele já tinha comprado no cartão em 12 vezes sem juros. Resumindo, se preparou mal e porcamente para o concurso.
Os dois fizeram a prova no mesmo colégio e na mesma sala, por estarem perto na ordem alfabética. Tudo bem parecido.
Eis que sai o resultado do concurso. Eram 30 vagas, e o 30º colocado fez 250 pontos. Bruno e Caio, curiosamente, fizeram 249 pontos. Tudo bem parecido, again.
Os dois então refletiram. Bruno, embora triste, não se arrependeu de nada. Ainda que pudesse voltar no tempo, faria tudo do mesmo jeito. Se não foi aprovado, foi por obra do destino, ou então pelo melhor nível dos outros candidatos. Mas a parte que lhe cabia foi feita. Sentimento de missão cumprida. Sem arrependimentos.
E Caio? Passou um flashback na cabeça dele. Todo o tempo que ele desperdiçou, as coisas que fez errado. Aí ele recebeu a visitinha daquelas palavras que tem um efeito devastador, “e se”. Daí, não parou mais. E se eu não tivesse viajado pra Búzios? E se eu tivesse trocado a cerveja pelos livros na sexta à noite? E se eu tivesse me dedicado como deveria? E se..... e se....?
Perguntas que ele nunca saberá a resposta!
Quando se chega tão perto da aprovação, qualquer sentimento se multiplica por cem. Raiva, frustração e principalmente o arrependimento!
Preciso dizer quem deu todo o suor que podia?
E quem passou a noite chorando?
É isso, caros leitores. Se dediquem agora (suor) pra não ficarem se lamentando (lágrimas) depois. Vale a pena. Palavra de São Jorge Concurseiro!

Até +
J.

2 comentários:

  1. Ótimo post. Hoje aproveitei para ler todas as suas postagens. Fo um achado..já que fiquei sabendo só após você divulgar no CW.
    Meus parabéns pelos posts, estão ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! O CW já me expulsou de lá por causa dessa divulgação (que não sei porque é proibida), mas continue a indicar para os amigos.

    Abração!

    ResponderExcluir