sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como dar o primeiro passo.


Começando efetivamente a postar aqui! Bem, acho que antes de falar sobre métodos de estudo e motivação, creio eu que existe um assunto muito importante a ser abordado. Quando (e como) começar a estudar? De acordo com o Oasis (na música “Go Let it Out”) o melhor momento é sempre agora. Sei que existem várias pessoas que sabem dos benefícios inegáveis de se tornar um funcionário público, acham lindo quando o vizinho ou a cunhada passam em um concurso, mas não conseguem começar a estudar.
Ponha isso na conta da tal “zona de conforto”. Essa bendita atrapalha muitas coisas em nossa vida, e em se tratando de concursos, não podia ser diferente. Realmente, pra se ter sucesso nessa empreitada é preciso muita devoção e foco; caso contrário será mera perda de tempo (que não volta atrás).
Como todo mundo, sofri muito pra romper a inércia, sair da zona de conforto. Era Oficial do Exército, que é uma carreira digna e respeitada, podendo proporcionar uma vida até certo ponto tranquila. Porém, eu sabia que não era aquilo que queria fazer para o resto dos meus dias. Mas cadê a coragem de começar a estudar?
Era igual dieta de gordinha, sempre começaria na “segunda que vem”. Até que um dia, conversando com um amigo também (ex) militar, ele me disse:
“_ Cara, você só vai começar a estudar quando for “forçado por si mesmo”, quando deixar um “checão” no cursinho. Duvido que você irá jogar dinheiro fora!”
E foi verdade mesmo, depois de deixar um polpudo cheque em um cursinho de Brasília, me senti moral, mental e financeiramente compelido a estudar!
 Eu associo muito a vida de concursos a andar de bicicleta. Aliás, essa é uma das várias associações que você verá por aqui. No começo, precisa de um empurrãozinho, é doloroso, pode ocasionar algumas quedas, mas quando se pega o jeito, ninguém segura!
Nesse caso, o cursinho foi a rodinha da bicicleta!
Caros leitores, ressalto a importância de começar a estudar o quanto antes (agora!). Cada dia que passa, mais pessoas entram nesse mundo de concursos, o que eleva o nível de concorrentes. E as bancas examinadoras, por sua vez,  estão cada vez mais exigentes, beirando a covardia! Já vi concursos pra nível médio cobrando Direito Processual Penal. 
A título de exemplo, no concurso do Tribunal de Contas da União de 2011 para Auditoria Governamental, as matérias cobradas foram as seguintes: 1- Português, 2- Controle Externo, 3- Direito Administrativo, 4- Direito Constitucional, 5- Direito Civil, 6- Direito Processual Civil, 7- Direito Penal, 8- Inglês, 9- Auditoria,10-  Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Demonstrações Contábeis ( uma mistura de 11- Contabilidade Geral e 12- Contabilidade Pública), 13- Administração Pública, 14- Direito Regulatório e Economia aplicada à Regulação ( uma combinação de 15- Economia, 16- Finanças e 17- Matemática Financeira). Desmembrando, eram 17 matérias pra estudar! Isso sem contar as QUATRO questões discursivas e o fato de cada alternativa errada anular uma correta. Achou difícil?
Vai lá ver o edital do Tribunal de Contas do DF então....
Não vou nem comentá-lo aqui... vejam com seus próprios olhos. Agora, compare com edital para o mesmo cargo em 2002.
Na minha modesta opinião, o edital de 2011 está um “zilhão” de vezes mais complicado que o de 2002. E demonstra como os concursos estão ficando cada vez mais difíceis.
Finalizando: se você deseja ser funcionário público, comece agora! Cada dia, cada ano que passa, a situação piora... as vagas diminuem e as provas ficam mais difíceis. Saia da zona de conforto, rompa a inércia e inicie os estudos. Veja onde o calo mais aperta e pise com força! No meu caso, foi no bolso....

Pra relaxar depois de um post longo, um pouco de OASIS:
 

Hasta luego!
=)

6 comentários:

  1. Amigo, q legal!

    Achei o seu blog muito estimulante e sincero. Excelente exemplo de compartilhar o sucesso e multiplicar o prazer em vencer.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro comprovante de curso preparatório está guardado. Ainda não consegui passar, mas tenho esperança que meu esforços serão recompensados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Valéria, o primeiro passo você já deu! Está na frente de muita gente que se deixa dominar pela preguiça e pela inércia. Agora é só não perder a fé e o FOCO, que um dia seu nome estará do Diário Oficial.
    Lembre-se que cada insucesso pavimenta o caminho da sua aprovação!

    Grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jorge
    Bela iniciativa em fazer esse blog. Com certeza está ajudando muita gente a começar ou continuar os estudos.
    Na verdade tenho saudades dos tempos de estudo e estou tentando tirar forças, após 5 anos como Agente de Policia Federal, para buscar um novo cargo.
    Essa “zona de conforto” que você comentou, realmente, é muito incomoda. O problema da minha atual situação é a desvalorização que a Policia Federal vem sofrendo nos últimos anos, bem como o trabalho que exerço. Apesar de saber que não quero isso para minha vida, já estou tentando começar a estudar há uns 2 anos sem sucesso. Sempre compro os livros, mas não levo a idéia adiante.
    Esse lance de pagar um cursinho foi uma ótima dica. Só sentimos mesmo que temos que mudar quando a coisa aperta de uma forma ou de outra. Fui transferido para outro setor e o tipo de serviço que exerço hoje está me desmotivando de tal forma que a todo instante penso em largar tudo.
    Deixo um conselho aqui para os leitores do blog. Ter um cargo público é excelente, temos estabilidade, status, e menos preocupação que na iniciativa privada, mas jamais façam algo que não gostem. Se forem estudar e se dedicar para conquistar determinado cargo, procurem saber quais são as verdadeiras atribuições dele. Conversem com os servidores que já passaram por isso e peçam informações, sobretudo de como é o serviço diário.
    Disse acima que tenho saudades dos tempos de estudo, e tenho mesmo. Cheguei a fazer um cursinho anual com tradição aqui em SP. Estudei muito, por mais de 2 anos. Era uma alegria enorme. Pela primeira vez na vida eu sabia o que queria ! O legal era que eu acordava cedinho e já sabia o que iria fazer durante todo o dia. Eu estava indo atrás de um sonho, e não há nada melhor do que isso! Sempre digo que o café da manhã tinha um outro sabor.. rsrs..É mágico ver os olhos de quem está atrás de um sonho.. Há aquele brilho no olhar, de algo que precisa ser conquistado..
    Se eu desse continuidade nos estudos hoje eu poderia estar em qualquer cargo que desejasse, mas a parte financeira e emocional falaram mais alto. Foquei então os estudos para a Policia Federal, especificamente para Delegado Federal e por bem pouco não passei. Passei para Agente, mas não era isso o que eu queria. Acabei me acomodando nesses anos, acredito que pela zona de conforto a qual me encontro.
    Como nada é por acaso encontrei o link desse blog no Correio Web e, após ler alguns tópicos, me surgiu uma nova motivação. Hoje eu estava pensando sobre toda a minha trajetória de alegrias, tristezas, fracassos e esperanças.. Vou fazer o que você disse, tudo o que aconteceu, as experiências e emoções negativas vou usar como combustível para voltar e a estudar. Parece que eu já estou me sentindo de novo sentado naquelas cabines, lendo aqueles livros riscados de caneta fluorescente, tomando aquele cafezinho à tarde para dar um gás..rs
    Bom, é isso. Desculpe pela extensão desse email!
    Obrigado pelo blog e volto aqui para contar sobre os preparativos da volta aos estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, obrigado pela EXCELENTE contribuição!
      Eu estava na mesma situação que a sua. Já estava há três anos em um cargo com uma remuneração muito boa, porém não era o que eu sonhava para o resto da vida. Hoje mesmo comentava com um colega meu que esse esforço que fiz para passar no TCU valeu a pena. O resultado faz cada gota de suor virar ouro!
      Parece que comecei a viver agora, sabia? É uma alegria que dura o dia inteiro.
      Te digo que nada é melhor que trabalhar onde se gosta. Afinal, você passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outra atividade.
      Espero que esse blog te ajude a explodir a sua zona de conforto! E os resultados com certeza virão.
      Torcerei pela sua aprovação! Aliás, desde já reservarei um post aqui do blog para celebrar a sua vitória! Cada história de sucesso incentiva várias outras!
      Conto com a sua presença por aqui. Sua mensagem foi extremamente importante pra mim.
      Abração!

      Excluir
  5. Obrigado, Jorge, pelas palavras de motivação e pelo incentivo.
    Vou me esforçar para ser uma história de sucesso para os demais.
    Parabéns pela sua vitória! Só quem passou por esse caminho sabe o quanto ele é espinhoso, mas recompensador.
    O Brasil precisa de pessoas como você!
    Abraços!

    ResponderExcluir