domingo, 29 de janeiro de 2012

Reciclando sentimentos.

Já pensou se tivéssemos um automóvel movido a LIXO? Que bom seria, né!
Então, eu proponho que você faça algo bem parecido. Só que esse “automóvel” será a sua motivação para os estudos. Calma que eu te explico.
Já disse nesse blog que sair da zona de conforto é uma das ações primordiais na vida do concurseiro. Só que, às vezes, essa zona de conforto é tão forte que fica difícil de ser rompida. E temos sempre que nos mantermos fora dela. Conforto é coisa para depois que você for aprovado!
Também sabemos que nem só de sentimentos bons vivem os seres humanos. No último post eu falei sobre arrependimento. Você não pode deixar que esse tipo de sentimento lhe atinja e, ainda por cima, deve fazer com que esses sentimentos sirvam de combustível nessa sua jornada de concurseiro.
Pegue tudo de ruim que acontece na sua vida. A reprovação no concurso anterior, o pé na bunda, as pessoas que dizem que você não tem futuro, o seu chefe que te oprime e não te valoriza, etc.... não jogue nada para debaixo do tapete. Tampouco deixe esses fatos te abalarem e lhe roubarem a alegria de viver. ENCARE de frente todas essas frustrações. Como se fossem o seu pior inimigo. Só que ao invés de um belo soco, o que você vai fazer é estudar cada vez mais.
Sexta feira à noite, você tá cansado, sem vontade de estudar...
O que fazer? Comece a imaginar a cara do seu chefe quando você disser pra ele que foi aprovado. Ou então aquela pessoa que sempre dizia que você não tinha futuro te ligando pra te dar os parabéns e te chamando pra jantar..
Garanto que você vai correr pros livros na hora!
Experiência pessoal: Depois de não passar no concurso da Controladoria Geral da União em 2008, estava MUITO puto com a ESAF, queria vingança a qualquer custo. Logo depois que saiu o resultado da CGU, saiu o edital do concurso para Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG.
Eu não sabia muito sobre as atribuições do cargo (afinal, meu sonho sempre foi o Tribunal de Contas da União), mas a banca era de novo a ESAF.
Coloquei toda a raiva da banca e a frustração de não ter passado na CGU nesse concurso. Acabou me dando um gás a mais na preparação. Passei em 7º lugar e me senti “vingado”. 
Confesso que estudar movido por raiva ou vingança não é uma coisa muito nobre, mas funciona! Ficar pensando em arco-íris e filhotinhos pode não te levar a lugar algum. Também já fui daqueles que colocava fotos de carros e paisagens paradisíacas por toda a casa, mas não funcionou pra mim.
E ainda dá pra utilizar essa “reciclagem” de sentimentos em outras áreas da sua vida. Aconteceu algo de ruim? Recicle esse sentimento e vá fazer algo de útil; como por exemplo, se matricular numa academia, fazer aula de idiomas ou um mochilão pela Europa. Transforme esse lixo que poderia te prejudicar em uma coisa boa, e invista em VOCÊ. Sairás ganhando duplamente!

Até a próxima.
J.

5 comentários:

  1. Gostaria de uma opinião, já que você tem experiencia com concurso público. Meu tão sonhado concurso vai sair em setembro desse ano,mas já venho estudando para ele a um bom tempo, só que no momento está saindo um monte de concursos públicos, você acha q eu devo focar só no cargo que eu sempre sonhei e não fazer os outros concursos ou devo faze-los também. Tenho medo de fazer outros concursos e perder tempo estudando matérias que não caem no concurso q sempre quis e ao mesmo tempo tenho dó de deixar de tentar passar nos concursos que estão aparecendo no meu Estado. Gostaria que você desse sua opinião. Desde já agradeço!!! E PARABÉNS por suas aprovações.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Ainda farei um post mais detalhado sobre essa situação que você está passando! Mas já posso te adiantar por aqui.
    Faça TODOS os concursos que puder. A experiência que você vai adquirir, com certeza te ajudará no seu concurso dos sonhos. Claro que você deve dar uma atenção maior às matérias que cairão em ambos os concursos. Uma semana ou duas antes da prova, estude insanamente as matérias mais incomuns, específicas de um concurso e, logo após, volte ao seu foco inicial.
    Geralmente a vida do concurseiro é assim.... passa um bom tempo sem concurso e de repente vem tudo de uma vez só!
    Acompanhe o blog, pois como te disse, farei um post bem caprichado sobre esse assunto!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta! Achei bonita essa sua iniciativa de ajudar os concurseiros com dicas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Como você disse....recliclar os sentimentos.
    Eu penso no meu serviço atual: horário da madrugada, sem feriados, etc.

    ResponderExcluir
  5. Meu ex-namorado me chamou de "burra" há mais ou menos dois meses. Estou focada nesse objetivo: mostrar pra ele até onde a burra pode chegar.
    Fé e determinação, sempre.

    ResponderExcluir