terça-feira, 6 de março de 2012

Sugestões de estudo para a CGU.

O último post causou um furor no blog!
Muita gente se interessou pelo concurso da CGU. Isso é ótimo, vocês estão no caminho certo! E essa é a melhor hora pra pegar firme nos estudos, concurso autorizado, com prazo pra publicação do edital. Pra responder coletivamente as perguntas que surgiram, resolvi fazer esse novo post. Lembrem-se que é apenas uma sugestão. Se eu fosse estudar para a CGU agora, seguiria por esse caminho....

1 - Português, Constitucional, Administrativo e AFO.
2 - Administração Pública, Inglês e Raciocínio Lógico.

Gastem mais tempo no primeiro grupo de matérias, pois além de serem MUITO comuns em concursos, tiveram um peso maior no concurso passado.
E as Técnicas de Controle?? Eu esperaria para estudar depois do edital, pois como a CGU tem uma relação de cooperação muito próxima com o TCU, e do último concurso (2008) pra cá mudaram alguns normativos do Controle Externo, essa parte poderá vir com surpresas... nem vou dizer quais, pois senão a galera vai sair estudando... conheço vocês! kkkkk

Garanto que se vocês estudarem focados, com qualidade, essas sete matérias, não ficarão deprimidos, com pressão alta, tonturas ou náuseas quando o edital sair. TODO concurso sempre tem uma surpresinha desagradável. No meu concurso do TCU foi a tal da "Economia aplicada à regulação".
Se por acaso cair Física Quântica no próximo concurso da CGU, não esmoreçam e acima de tudo, NÃO DESISTAM! Essa base que vocês irão adquirir antes do edital com certeza vai ajudar muito, e liberará tempo para estudar as matérias mais "cabeludas" que podem aparecer.

E não esqueçam, qualquer dúvida, sugestão, crítica, choros, lamúrias ou lamentações, estou aqui pronto pra ajudar! sjconcurseiro@gmail.com

Let the games begin!
Aos estudos!

J.

4 comentários:

  1. É isso ae Mestre Jorge.

    Permita-me fazer um comentario.

    Essas 7 matérias é para ir estudando até o edital, ou se estivermos bem nessas 7 podemos acrescentar outras?

    Pergunto isso pelo seguinte.

    Se alguem escolher por exemplo a area de controle Interno se o edital vier parecido com 2008, o candidato terá que estudar mais 9 matérias. Não são muitas matérias para PÓS EDITAL? Quem só estuda pode até dar conta, mas quem trabalha não.

    O que estou querendo dizer? Se a pessoa já tem uma determinada area na cabeça, e já estudou essas matérias sugeridas por você, se for fazer CI , pode incluir Contabilidade Geral e Publica, assim como Auditoria, pois são matérias tão certas para CI como Português.

    Grato

    Kardec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas matérias são as mais seguras, para qualquer área. Se você já estiver bem em alguma matéria, pode incluir outra sim. O problema agora é saber quais áreas serão contempladas nesse concurso...
      No de 2008 foram várias.... de cabeça me lembro de Controle Interno, Obras, Saúde, Prevenção à Corrupção, Correição e Desenvolvimento Institucional.
      Quanto ao caso de CI que você falou, os Balanços e o Plano de Contas estão mudando, o TCU não cobrou as NBC no concurso para Auditoria, entre outras coisas....
      Certeza mesmo, só a IN 001/2001..
      EU, ficaria só naquelas matérias mesmo, talvez a IN e pagaria pra ver o resto...

      Excluir
  2. Oi, passei no INSS! Estou tão feliz e vim compartilhar com vc. Assino seu feed, por isso, nem sempre comento mas eu leio todos os seus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS, Valeria!!!! Fico muito feliz em receber essa notícia! E com certeza os demais leitores do blog também ficarão!
      Não quer me mandar um breve resumo da sua trajetória para eu fazer um post especial de comemoração?
      Manda pra sjconcurseiro@gmail.com
      Curta demais esse momento!

      Abração!

      Excluir