sexta-feira, 2 de março de 2012

Realização profissional

Depois de um longo recesso do blog por causa do carnaval, posse no TCU, entre outras coisas, estou de volta! E vamos falar um pouquinho da realização profissional.
Inicialmente, é o salário que mais atrai os concurseiros para um determinado cargo. Muitas pessoas olham apenas as cifras e nem procuram saber as atribuições e condições de trabalho que terão futuramente.
Ahh... meu sonho é ser Auditor Fiscal do Trabalho! Mas você sabe o que um AFT realmente faz no dia-a-dia? As opções de lotação do cargo?  E por aí vai....
Não vou dizer que dinheiro não é importante, mas tenha em mente que passará uma grande parte (se não a maior) da sua vida no trabalho. Portanto, é bom fazer uma coisa que se goste, ou então algo bem perto disso.
Não adianta ganhar dez mil por mês, mas gastar uma grana com médico, psicólogo e passar um terço do dia infeliz. Isso vai afetar a sua vida, não tem jeito. Quem é infeliz no trabalho, acaba sendo infeliz na vida também.
E HAJA dinheiro para compensar toda essa infelicidade.
Procure conversar com pessoas que exercem o cargo que você quer. Ou então visite o local de trabalho, para tentar conseguir alguma informação.
Lá, você poderá descobrir todos os reais benefícios que o cargo oferece, a remuneração real (que muitas vezes difere da do edital), além das dificuldades e pontos negativos.
Outra dica é você se basear um pouco nas matérias que caem no concurso para o cargo. Geralmente os órgãos colocam matérias que possuem uma grande semelhança com as verdadeiras atribuições a serem exercidas.
Por exemplo, você ODEIA contabilidade, se passar para um cargo de Auditor Fiscal, poderá não ficar muito contente. Ou então alguém que não goste de AFO e vá exercer o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento. 
Agora imagine alguém que não goste de lidar com o público e passe para um concurso do INSS. Essa pessoa ficará frustrada bem rapidamente. E um Agente de Polícia que tem medo de usar uma pistola, já pensou?
A mensagem é: não considere um determinado cargo APENAS pela remuneração; procure se inteirar sobre o cargo, veja se combina com o seu perfil e caso você se sinta infeliz futuramente, não tenha preguiça de tentar algo melhor.
Uma das melhores sensações do mundo é a de acordar numa segunda-feira com um sorriso nos lábios, pensando:
“Vou fazer o que AMO e ainda vou ganhar por isso!”
Reflita!

Abração
J.

2 comentários:

  1. É isso ae mestre. Saber escolher para não se arrepender.

    valeu

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. É a pura verdade. Aprendi com alguém que quem faz o que gosta está sempre de férias!
    Hehehehehe

    ResponderExcluir