quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O edital é o melhor amigo do homem.

Se você é esperto e lê sempre esse blog, já deve saber que não adianta estudar apenas por estudar. É preciso método. Ademais, o tempo é muito precioso, principalmente em época de edital na praça. Daí vem mais um mantra do concurseiro:
“Edital na praça, vida sem graça.”
Quem disse que o cachorro é o melhor amigo do homem, mentiu. É o EDITAL! Ele é o seu convite VIP para o sucesso. Muitas pessoas apenas dão uma passada nas matérias que vão cair e nunca mais olham pro edital.
Eu digo: não o largue até o dia da prova!!!!
Meu edital do TCU dormia na minha cabeceira e ia para o trabalho e pra faculdade comigo. Mesmo que não estivesse estudando. E hoje é um troféu que guardarei com muito carinho.
Ele é quem vai controlar o que você estudou e quando você estudou. E vai te mostrar TUDO o que você deve estudar; nem mais, nem menos. Se você “bater” o edital inteirinho antes da prova, com certeza irá com a confiança nas alturas!
Grande parte das pessoas estuda assim: olhou no edital que vai cair Direito Administrativo no concurso. Depois, o que ela faz? Não olha os tópicos direito e sai estudando pelo livro. Sem método algum! Começa a ler.... capítulo 1...2...3!
Ahhh preciso ir ao shopping. Quando volta, não lembra onde parou! Ah... recomeço do capítulo 2 pra garantir... e por aí vai....
A criatura vai ser tornar doutora nos primeiros capítulos do livro, mas não vai saber “lhufas” dos outros assuntos!
E tem outra coisa... Direito Administrativo para Técnico do INSS é de um jeito, pra Analista Tributário da Receita ou para Auditor do TCU, são de outro. O nome da matéria é o mesmo, mas cada cargo pode cobrar assuntos muito diferentes.
Saiu o edital? Analise-o minuciosamente! Veja todos os tópicos que vão cair e estude APENAS isso! Controle o edital, não deixe que ele te controle!
Só pra ilustrar com um exemplo, na matéria Direito Constitucional do edital do TCU de 2011 não caíram alguns tópicos que caíram em 2008, como “Princípios constitucionais da seguridade social” ou “Sistema Tributário Nacional”. Quem seguiu o edital à risca, economizou um tempo precioso e não ocupou a cachola com conhecimento que não utilizaria naquele concurso.
Agora, São Jorge Concurseiro, chega de enrolar e me diga... como seguir o edital à risca??
Eu “verticalizava” o edital...
Hã?????????
Calma, eu explico....
Vamos usar um exemplo de duas maneiras de se ver um edital...
A primeira é a normal, como sai na publicação:
DIREITO CIVIL: 1 Aplicação da lei no tempo e no espaço. Interpretação, analogia.  Princípios gerais do direito e eqüidade. 2 Das pessoas. Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Do domicílio. 3 Dos bens. Das diferentes classes de bens. 4 Dos fatos jurídicos. Do negócio jurídico. Dos atos jurídicos lícitos. Dos atos ilícitos. Da prescrição e da decadência. Da prova. 5 Do direito das obrigações. Das modalidades das obrigações. Da transmissão das obrigações. Do adimplemento das obrigações. Do inadimplemento das obrigações. Dos contratos em geral. Da responsabilidade civil.

Responda com sinceridade... dá pra controlar esse amontoado de assuntos? E olha que eu coloquei uma matéria pequena...
Agora, o modelo “verticalizado”

DIREITO CIVIL:
1 Aplicação da lei no tempo e no espaço.              15/01
Interpretação, analogia. 
Princípios gerais do direito e eqüidade.
2 Das pessoas.
Das pessoas naturais.                                            16/01
Das pessoas jurídicas.
Do domicílio.                                                          16/01
3 Dos bens.
Das diferentes classes de bens.                             18/01
4 Dos fatos jurídicos.
Do negócio jurídico.
Dos atos jurídicos lícitos.
Dos atos ilícitos.
Da prescrição e da decadência.                            18/01
Da prova.
5 Do direito das obrigações.                       
Das modalidades das obrigações.                  
Da transmissão das obrigações.
Do adimplemento das obrigações.
Do inadimplemento das obrigações.
Dos contratos em geral.
Da responsabilidade civil.

Não ficou mais fácil de controlar?  E vocês devem ter percebido que coloquei datas após alguns assuntos, simulando como se tivesse os estudado, assim como você deve fazer! Assim dá pra saber o que falta estudar pra “fechar” o edital, qual tópico você estudou mais vezes e qual assunto você viu há mais tempo. E você pode ainda estudar os tópicos fora de ordem, que mesmo assim saberá todos os assuntos que restam!
Na minha opinião, essa é uma das dicas mais valiosas desse blog. Como “brinde”, coloquei aqui o link para o arquivo que fiz na minha preparação para o TCU. Serve como um bom modelo para o que você deverá fazer no seu próximo concurso. Notem que coloquei vários elementos de motivação no edital. Para aquelas horas que batia uma preguiça.... eu lia a frase do Ayrton Senna ou do Einstein e voltava rapidinho aos livros! 

Então, mãos à obra! Controle o seu edital e corra pro abraço!

See ya!
J.

7 comentários:

  1. Muito boa a dica! Outro dia ñ me atentei ao Edital e fui estudar a LODF .Na prova que eu vou fazer só caem alguns tópicos...A louca aqui estava estudando a lei inteira... Se a gnt não prestar atenção, acaba perdendo tempo com o desnecessário!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    Me responda uma coisa. Nesse seu esquema eu devo estudar por tempo ou por assunto? Vamos supor que eu separei 2 horas para estudar Serviço Publico, mas deu as duas horas e eu ainda não terminei o assunto. Paro por aqui e parto para outra materia ou devo estudar o assunto até o fim?

    obrigado Kardec

    ResponderExcluir
  3. Estude por assunto! Na minha opinião, por tempo é mais difícil controlar o que você estudou. No seu caso, por exemplo.... não dá pra saber precisamente o quanto você estudou de Serviço Publico em 2 horas. Pode ser que pare no meio do caminho. Se você for por assunto é mais fácil. Digamos, dia 7/02 você estudou o conceito e as classificações do serviço público. Dia 08/02 você estudou concessão e permissão de serviço público.
    Tente dividir o edital em assuntos que você consiga terminar em cada ciclo de estudos. Assim você estuda o tópico inteiro e não há quebra de raciocínio.

    ResponderExcluir
  4. Fala maníaco, lendo seu blog verifiquei que esta foi a primeira coisa que eu fiz com o Edital. A única diferença foi que coloquei numeros e letras Ex:
    DIREITO ADMINISTRATIVO:

    6. SERVIÇOS PÚBLICOS:
    a. Conceitos
    b. Classificação
    c. Regulamentação

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas!! Parabéns. Vou usá-las pra ontem.
    Porque não li esse blog a 3 meses atrás.... rs
    Vou fazer a prova do MF e não fechei todo edital! :(

    ResponderExcluir
  6. ótima dica, eu também "destrincho" o edital dessa forma q vc fez. mt mais fácil para visualizar tds as matérias e só o estudar o q realmente é pedido no certame.

    ResponderExcluir