domingo, 12 de fevereiro de 2012

Faça TODOS os concursos possíveis.

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausência nesses dias. É que estou na reta final do Programa de Formação no TCU. É por um excelente motivo, né?
O post de hoje é sobre um assunto muito importante. Conheço várias pessoas que tem um "concurso dos sonhos", e que só pensam em ir fazer a prova desse concurso específico. Acham que fazer outros concursos é perda de tempo.
Eu não penso assim, aliás penso justamente o contrário. O nome "Concurseiro" não é à toa. É pra fazer CONCURSO!
Já ouviram a frase: "TREINAMENTO DÍFICIL, COMBATE FÁCIL." ???
Quem é, ou já foi das Forças Armadas sabe muito bem. Quando mais você se empenhar nos treinos, menos dificuldades encontrará na hora H.
Recorro mais uma vez aos exemplos. Digamos que o seu sonho é pilotar uma Ferrari. Só que você nunca dirigiu sequer um fusquinha... experiência zero! Você não acha que quando tiver a sonhada oportunidade, vai acabar fazendo feio? Nervosismo, falta de experiência, medo de fracassar.... vários fatores poderão atrapalhar.
Em se tratando de concurso, a lógica é a mesma. Não é porque seu sonho é TCU ou Receita Federal que você só irá fazer essas provas, e nenhuma outra.
Pense bem na pressão que você teria. Não está acostumado com a cadeira, com o divisão de tempo sem poder usar relógio, com a fome, com a sede....
Posso levar garrafinha de água? E barra de cereal? Só pode usar caneta de material transparente?
Dica de São Jorge Concurseiro: saiu algum edital? Inscreva-se! Não importa que pague menos, seja uma banca diferente. Agora, existe uma RESSALVA. As matérias tem que ser parecidas, né? Se cair Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e uma questão discursiva, já é um ótimo treino!
Fazer concurso tem que ser uma rotina, algo que não tire seu sono na noite anterior. Fazer uma prova tranquilo ajuda muito!
Lembro que no primeiro concurso que fiz (TCU 2007) eu fui todo arrumado, parecia que ia na missa. Na hora, via pessoas vestidas como eu, mas também outras mais à vontade, de bermuda, chinelo.
Curiosamente, quanto mais "mal vestidas" as pessoas estavam, mais tranquilas elas pareciam.
O segundo concurso que fiz foi da FNDE, também em 2007. Como disse antes, o cargo pagava menos do que eu ganhava no Exército, a banca era diferente do TCU (era a então quase desconhecida FGV, que hoje é a banca do Senado), mas foi um excelente treino.
Com o tempo, fui percebendo que a cada concurso que eu fazia, ia "relaxando" mais (no sentido de ir menos estressado). Acabei passando a ir de bermuda e chinelo também, por ser bem mais confortável. Não perdia mais o sono na noite anterior, chegava bem tranquilo para a prova, me preocupando apenas com o mais importante.... A PROVA!
Deixem a preguiça e a pão-durice de lado! Inscrevam-se em todos os concursos que puderem.
Treinem bastante e tornem o "combate" muito mais fácil!

Abração.
J.

7 comentários:

  1. É isso ae São Jorge. concordo em genero, numero e grau.

    Vou fazer o Senado mas meu foco é o ICMS SP. São areas distintas é verdade, mas eu ia fazer a prova do ISS SP, e percebi que praticamente 90% do conteudo do Senado bate com as materias do ISS SP e optei pelo Senado.

    Abs e valeu pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,

    Estamos presenciando nos concursos da área fiscal matérias que antes eram exclusiva da area de gestão: contabilidade publica, AFO, LRF etc... Com isso você acredita que o concurseiro da atualidade possa prestar tanto os concursos da area de gestão como area fiscal sem perder o foco?

    Tem um cara no TCU - Luciano oliveira que desde 2004 estudava as materias basicas de ambas as areas justamente para ter um leque maior de opções. Atualmente as bancas estão obrigando os concurseiros a se prepararem tanto para area fiscal e area de gestão, não?

    grato

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paulo, cada dia que passa os editais vão ficando cada vez mais "covardes". E os concursos da área fiscal são os piores, já vi alguns com quase 20 matérias pra estudar. Fala sério, né? Até discursiva estão colocando pra prova de Fiscal.
      Hoje em dia, cada vez mais o concurseiro precisa ter um oceano de conhecimento com pelo menos um palmo de profundidade. A única coisa que realmente está diferindo os concursos da área fiscal dos de gestão é a legislação tributária específica (ICMS, ISS... etc).
      Eu acho que dá pra conciliar sim!
      Se está difícil pra você, também está pra todo mundo!

      Excluir
  3. Caro Jorge,

    Gostaria de entender melhor seu comentario "os concursos da área fiscal são os piores". Vc considera os concursos da area fiscal piores que TCU por exemplo ou mesmo STN, MPOG, CGU?

    Os concursos de tribunais tem bem menos materias, mas vejo concurseiros fazendo 100% da prova e não sendo chamado. Por que os concursos da area fiscal seriam piores? O numero de matéria é grande realmente mas com 70 a 75% de acerto vc consegue virar um auditor fiscal.

    Grato pelos esclarecimentos

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me referia apenas à prova em si. Se for levar em conta o número de vagas e expectativa de nomeação futura, realmente a coisa pode mudar de figura.
      Olha só o edital do ICMS-SP de 2009:
      http://fcc.telium.com.br/concursos/fazsp109/Edital_versao_DOE_16_09.pdf

      12 horas de prova é uma coisa massacrante. Fora as diversas matérias pra se estudar.

      Agora, talvez pelo fato de eu nunca ter me aventurado pela área fiscal e por ter passado em concursos para Tribunais e para o Ciclo de Gestão eu tenha a tendência a achar mais tranquilo.
      Porém, hoje em dia não tem mais nenhuma moleza. Ou o concurso tem poucas matérias e vc precisa de quase 100% de acertos pra ser aprovado, ou então é aquele monte de matérias e uma maratona de provas...
      Como dizem aí pela internet... "Não tá facil pra ninguém"....

      Abração

      Excluir
  4. Pois é São Jorge, concurseiro não tem vida fácil.
    NO entanto como os certames da area fiscal estão pegando boa parte das matérias da area de gestão, penso seriamente em me aventurar (se me sentir seguro é claro) a prestar um MPOG ou STN.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense duas vezes! Faça MPOG E STN.
      Todos os concursos possíveis!

      Mas é sério... hoje em dia o nível de cobrança tá tão alto que às vezes acaba nivelando um pouco por baixo. Não dá pra ser especialista em todas as matérias, então fazendo alguns mínimos, pode-se ter uma chance. É só não morrer de véspera...

      Abração!

      Excluir