segunda-feira, 16 de julho de 2012

RECEITA FEDERAL. Eu posso???

Estão na praça os editais de dois dos mais concorridos e desejados concursos desse país! Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Analista Tributário da RFB.
E se você realmente fez essa pergunta do título, merece um peteleco na orelha!!!!
Como eu sempre digo aqui no blog, CLARO que pode! Só é aprovado aquele que se inscreve e vai lá fazer a prova no dia. Ficar em casa se lamentando não te leva a lugar algum.
E com certeza, são dois cargos conhecidos no Brasil inteiro. Você vai ser "autoridade" aonde quer que esteja!
Só que dessa vez, a RFB e a ESAF resolveram pregar uma "peça" na galera: As duas provas são no mesmo dia! E agora, mister M???? rsrsrs
Realmente é uma dúvida cruel, mas se perguntarem pra mim, eu direi que quem não se sente tão confiante deveria fazer pra Analista!
O número de vagas é bem maior, a matéria é (um pouquinho) menor! Porém, isso não quer dizer que seja mais fácil de passar...
Essa é uma análise bem RACIONAL da coisa. Se a pessoa é apaixonada pelo cargo, sonha ser Auditor da Receita (como eu sonhava ser Auditor do TCU), então corra atrás do seu sonho! Porém tenha em mente que não podemos dar um passo maior que a perna. Se fossem em datas diferentes, não hesitaria em falar para fazer as duas provas (o que a maioria das pessoas faziam).
Talvez uma aprovação para Analista agora possa significar uma futura aprovação pra Auditor. Esse não será o primeiro concurso para a Receita, muito menos o último!

De qualquer maneira, boa sorte a todos!

7 comentários:

  1. Pois é,

    Meu sonho, meu objetivo é ser Auditor, mas comecei a me preparar a pouco e, por hora, fica impossível estudar tudo que o Edital de AFRFB pede. Por isso vou fazer p/ Analista e continuarei estudando para num futuro próximo eu conseguir ser Auditor Fiscal da Receita ou Auditor Fiscal do Trabalho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Não dê um passo maior que a perna.
      Continue sempre firme e serás um Auditor!
      Boa sorte pra você!

      Excluir
  2. Olá, Jorge!

    Está tudo bem com você?

    Primeiramente, parabéns pela merecida aprovação (TCU). Que essa seja apenas o início de inúmeras outras conquistas.

    Agradeço-lhe por compartilhar conosco um pouco da sua experiência/ideias.

    Bem, com relação ao seu comentário, eu aprovo a mudança feita pela Esaf. Pois, quando um mesmo candidato presta o exame para os dois cargos poderá "tirar" a oportunidade de outro ser aprovado, por exemplo, para ATRF. Além do mais, quem presta o exame para auditor tem uma probabilidade enorme de ser aprovado para o cargo de analista - ou nos dois -, porém, o contrário raramente acontece.
    Agora, eu tenho uma solução, rs. Ou seja, o candidato poderá efetuar as duas inscrições e dependendo do resultado que obtiver na prova do dia 15/09 (Auditor) fará apenas a prova do dia 16/09 (Analista), rs.

    Jorge, apenas outra observação, rs. Eu trocarei a palavra que utilizou "sonho" por "objetivo", afinal, sonho é algo que não podemos alcançar e a aprovação é possível, né?;-)

    Sucesso na sua vida profissional e pessoal.
    Abraços, Elaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine! Obrigado pelas belas palavras!
      Eu acho que o pessoal da RF deve ter decidido colocar as provas no mesmo dia por causa do que você falou. Muita gente passava primeiro pra Analista, depois era convocado pra Auditor e largava o Curso de Formação de Analista no meio.... agora não dá pra ficar mais em cima do muro! kkkkk

      E quem disse que não podemos alcançar nossos sonhos?
      A não ser que eu esteja sonhando em me casar com a Megan Fox, acho que dá sim.....rsrsrs brincadeira!

      Sucesso pra você também!
      Abração!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Muito bacana seu blog. Estou começando a estudar agora, não para esse concurso claro, pois não me iludo, mas para os próximos que virão e ainda estou na fase de como vou começar. Não tenho nada em mãos e por isso a dúvida.
    Qual material usar pra estudar? Onde comprá-lo? Apostilas com tudo incluído prestam ou é melhor estudar por livros de cada área?

    Das matérias básicas que você aconselha "ter no sangue", qual material usou para estudá-las?

    Usou o EVP?

    Espero que possa me ajudar. Sinto falta de um 'post' neste sentido.

    Grato e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius! Valeu pela visita.
      Eu não gosto muito de ficar citando autores, editoras e cursos aqui no blog pro pessoal não achar que tou fazendo "merchan", sabe....
      Mas manda um email pra sjconcurseiro@gmail.com que eu te falo os materiais que eu usei.

      Abração!

      Excluir