terça-feira, 26 de junho de 2012

Planejamento de estudo para concursos - parte 2 - a revanche! rsrsrs



Salve salve, galera! Todos firmes no propósito?
Esse ano está sendo bem melhor do que eu imaginava. Muitos concursos bons surgiram e estão surgindo.
Então repasso aqui um ditado que aprendi com amigos gaúchos dos tempos de Exército:
"O cavalo encilhado não passa duas vezes!"
Traduzindo: quando aparecer uma ótima oportunidade em sua vida (o cavalo encilhado) não desperdice essa chance, pois ela dificilmente aparecerá de novo.
É aquela história da preguiça, da procrastinação.... mês que vem começo a estudar... depois que me formar na faculdade.... depois que tiver um filho... quando a Islândia ganhar a Copa do Mundo....e por aí vai. Já disse várias vezes nesse blog que a melhor hora pra começar a estudar é..... é..... AGORA!

Voltemos então ao PLANEJAMENTO, sem enrolar muito. Se você leu a parte 1, já deve ter colocado as matérias em ordem de prioridade né? Vou utilizar como exemplo aqui o que eu fiz na preparação para o TCU em 2011. Aliás, sempre vale a pena pesquisar os concursos anteriores do cargo que você deseja!
Para estabelecer minhas prioridades, separei as questões por matéria, com os respectivos pontos e pesos. Como vocês devem saber, o cespe geralmente não disponibiliza o número de questões por matéria, então você tem que pesquisar nas provas passadas e tentar adivinhar o futuro....
Aqui, você encontra minha planilha com as matérias e notas das provas do TCU em 2007, 2008 e minha previsão para 2011. Está do jeito que eu usei para estudar, não atualizei depois que passou a prova. Pra quem está estudando para Auditor do TCU (o melhor cargo do PLANETA TERRA) é interessante atualizar essa planilha de acordo com as provas, que ficam disponíveis no site do cespe.
Minha ordem de prioridade ficou assim (da maior para a menor):

1- Economia da Regulação
2- Auditoria Governamental
3- Direito Regulatório
4- Administração Financeira e Orçamentária - AFO
5- Administração Pública
6- Português
7- Controle Externo
8- Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas
9- Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público
10- Direito Processual Civil
11- Direito Civil
12- Direito Penal
13- Direito Administrativo
14- Direito Constitucional
15- Inglês

Notem que mesmo a prova tendo mais questões de Constitucional e Administrativo do que Civil, Penal e Processo Civil, eu dei mais importância a estas últimas, pois meu grau de domínio nestas matérias era bem menor. Por isso que eu sempre digo, é sempre bom ter Constitucional, Administrativo e Português "no sangue", pois libera tempo para as outras matérias.
Assim como na maioria dos concursos de hoje em dia, é matéria que não acaba mais, concorda?
Bom seria se existisse tempo para ler todas as matérias pelo menos duas vezes. Mas na prática nunca é assim....
Então faremos o seguinte.... nessa ordem de prioridade, dividiremos as matérias em três grupos:

1º - O grupo mais importante: Procurar ler todo o conteúdo, revisar ( ler pela segunda vez) e fazer exercícios da matéria. Não dá pra ser um grupo muito grande, por falta de tempo. 
No meu caso, entraram: Economia da Regulação, Auditoria Governamental e Direito Regulatório

2º - Grupo do meio: Ler todo o conteúdo e ainda resolver exercícios. A maioria das matérias acaba entrando nesse grupo. Nesse caso: AFO, Administração Pública, Português, Controle Externo, Análise das Demonstrações Contábeis de Empresas, Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público, Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Penal.

3º - Grupo das matérias que já estão (ou deveriam estar) "no bolso": Geralmente entram as matérias que caem muito em concurso e você já domina ou que tem um peso muito pequeno nessa prova e não vale a pena ficar perdendo tempo com ela. Nesse grupo, foque principalmente na resolução de exercícios, de preferência no intervalo entre as matérias do grupo 1, pra dar aquela acalmada nos nervos. Dá até pra ler um ou outro assunto mais "cabeludo" dessas matérias, mas lembre-se:
O importante são as matérias do grupo 1 e 2! Cada minuto estudado no grupo 3 é minuto que não será estudado nos outro grupos mais importantes. É o que os economistas chamam de "custo de oportunidade".
Não adianta nada eu estudar horas e horas de inglês se o peso da matéria na prova é ínfimo. Leve sempre isso em conta.

Ah! Quem leu mais atentamente, pode estar se perguntando:
"Ué, se o grupo 3 são as matérias comuns, que estão "no bolso", porque ele colocou Português no grupo 2??"

Respondo com um provérbio.... casa de ferreiro, espeto de pau! Nunca escondi que não sou muito fã de português....acho um porre!!!! Até o concurso do TCU 2011, sempre empurrei com a barriga, me garantindo com a interpretação de textos. Só que nos concursos do Tribunal, o buraco é beeem mais embaixo.... além da interpretação de textos e gramática, cobra-se muito redação oficial. Aí não tinha jeito.... como era minha obsessão, minha meta, meu destino passar no concurso do TCU, tive que encarar de frente! Grupo 2 pra Português e seja o que Deus quiser! Se tivesse que comer um quilo de jiló por dia para passar, o teria feito sem careta! rsrsrsrs
Diga-se de passagem foi uma decisão acertadíssima minha! Não é que a prova veio com CINCO questões de redação oficial? Graças a Deus e São Jorge, acertei as cinco.
É amigos... se eu não tivesse feito um planejamento.... e dado uma maior atenção à bendita Língua Portuguesa....provavelmente não estaria no TCU.... e esse blog nem estaria no ar.....
Mas como tudo acabou dando certo, agora você sabe que estudo sem PLANEJAMENTO é igual cavalo sem sela.....

Até a próxima e bons estudos!
J.


Um comentário: