domingo, 8 de abril de 2012

Considerações sobre cursinhos presenciais e online

Muitas pessoas me perguntam sobre o que seria melhor: curso online ou curso presencial?
Até porque os bons cursos presenciais ficam muito restritos a Brasília e algumas outras capitais, deixando de fora grande parte da "massa concurseira". Depois do advento dos cursos online, a coisa mudou um pouco de figura.
Na minha preparação em 2007 e 2008, cheguei a fazer cursinho presencial. Agora em 2011, só online.
Acho que posso passar pra vocês minhas impressões sobre os dois tipos de cursinho.
Primeiro, cabe dizer uma coisa. Professores e cursinhos não tem NENHUMA responsabilidade no seu sucesso ou fracasso! Podem ajudar ou atrapalhar, mas não será culpa deles. São apenas facilitadores! Nenhum dos dois tem o poder de "enfiar" o conteúdo na cabeça do concurseiro.
Dito isto, vou começar pelo lado positivo dos cursinhos presenciais: contato ao vivo com professores e concurseiros. É muito bom conhecer alguns mestres e compartilhar experiências com colegas que estão na mesma situação que a sua. Agora existe um grande "porém" nessa história. Se por um lado é bom conhecer professores e concurseiros ao vivo, por outro pode não ser tão bom assim. Explico.
Pode haver a possibilidade de um renomado professor de cursinho não ser tão compreensivo em sala de aula, se achar o maioral e menosprezar algumas perguntas de alunos que ele julgue não serem pertinentes. Aconteceu comigo e foi uma decepção tremenda! E também existem muitos "ratos de cursinho" que estão lá o ano todo e nunca passam. Já sabem de cor o que o professor vai falar, sabem o que o professor do cursinho concorrente (que ele também fez) já falou, etc. Enfim, sabem tudo, menos passar em concurso.
No começo, olhava pra essa galera e achava que eu nunca ia passar, que esse povo estava no início da fila (aliás, essa história de que o mundo dos concursos é uma fila é a mais pura BALELA) pra ser aprovado e eu estava bem atrás, minha autoestima ficava lá embaixo. Só que no primeiro concurso em que fui aprovado, não vi nenhum daqueles ratos de cursinho na lista. Ali eu percebi que treino é treino, jogo é jogo.... quer dizer... cursinho é cursinho, prova é prova! Não é porque seu colega aparenta saber toda a matéria (e adora se gabar disso) e responde todas as perguntas no cursinho que ele está automaticamente aprovado e você está fora!
Daí decorre outro ponto negativo dos cursos presenciais. Há a obrigação do professor nivelar por baixo, ele sempre vai ter que responder as perguntas mais básicas pra depois chegar nas avançadas. Pra quem já tem um certo conhecimento, isso é um atraso de vida enorme. E se você está começando, pode ficar acanhado, não querendo atrapalhar os outros colegas e ir pra casa com um monte de dúvidas na cabeça. Pra finalizar minha opinião sobre os cursinhos presenciais, permita-me citar uma parte de um dos meus primeiros posts aqui do blog:

"Eu associo muito a vida de concursos a andar de bicicleta. Aliás, essa é uma das várias associações que você verá por aqui. No começo, precisa de um empurrãozinho, é doloroso, pode ocasionar algumas quedas, mas quando se pega o jeito, ninguém segura!

Nesse caso, o cursinho foi a rodinha da bicicleta!"



Retomando esse raciocínio... no começo, a rodinha te ajuda a andar de bicicleta, certo?
Mas à medida que você pega experiência, o que acontece? Ela acaba atrapalhando... você não consegue ir mais rápido!
É o que acontece com as pessoas que vivem fazendo cursinho, muitas vezes até da mesma matéria. Está na hora de se livrar das rodinhas!
Já o curso online eu acho muito mais prático, pois você não precisa perder tempo de deslocamento, gastar gasolina, ficar dividindo sua mente entre prestar atenção no professor e copiar tudo o que ele fala/escreve, entre outras coisas. Ademais, você tem o controle total dos seus horários! Quer estudar às 04:00 da manhã de um sábado? Eu te dou um doce se você achar um cursinho presencial aberto.
Sem contar que os cursos online são muito mais baratos que os presenciais, abrindo a possibilidade de comprar muito mais matérias com o mesmo valor.
Agora, a grande dica é comprar um netbook (o irmão caçula e mais baratinho do notebook) e se acostumar a estudar na própria tela. Compre um caderno de apoio e vá fazendo as anotações que julgar necessárias. Fica muito mais prático e economiza várias resmas de papel e toner de impressora. Além de ajudar a preservar o meio ambiente. O Greenpeace agradece! rsrsrsrs



Até a próxima
J.

4 comentários:

  1. Jorge, realmente, observando vários concurseiros, essa é uma conclusão que não dá pra negar... quem passa é quem já tá no nível de estudar sozinho, com bons materiais. Mas queria saber o que vc acha sobre cursos presenciais apenas de exercícios. Confesso q meu não estou no nível de já estar fazendo resumos de tudo, conseguir estudar sozinho e ser disciplinado. Por isso, como forma de "ganhar um gás" na reta final de um concurso (do qual já estudei as várias matérias, mesmo sendo com foco em concursos diferentes) resolvi pegar um módulo de exercícios, para poder "entrar no clima" do concurso novamente, rever a matéria como uma revisão rápida. Pela sua experiência, o que vc tem visto em relação aos cursos de exercícios?
    Obrigado!
    C.

    ResponderExcluir
  2. Fazer exercícios é realmente uma boa pedida para aquela reta final de um concurso.
    Agora...eu não sou muito fã de curso de exercícios.
    Te confesso que nunca fiz, mas já tive muito contato com pessoas que fizeram.
    Acho que o bom mesmo de fazer exercícios é correr atrás, ter aquela sensação boa de acabar com as próprias dúvidas, esgotar todas as possibilidades até ter de procurar uma ajuda externa.
    Nesse tipo de curso é que aparecem as mais variadas dúvidas que acabam prejudicando o bom andamento da aula e os professores acabam ficando mais sem paciência. Mas, pelo lado positivo, vale aquela velha frase: "A dúvida do companheiro pode ser a sua dúvida também"

    Pra reta final de um concurso, eu fazia o seguinte:
    Entre as revisões finais, fazia uma bateria absurda de exercícios (eu usava aquele programa Superprovas) e fazia uma simulação, imprimindo a prova do último concurso e indo para uma biblioteca bem cheia, para criar um ambiente parecido.

    ResponderExcluir
  3. Jorge, a minha dúvida é mais entre os cursos online e bons livros...Possuo o curso online completo do concurso que almejo e ainda alguns dos principais livros...só que na hora do estudo fico misturando a objetividade do curso online com o aprofundamento dos livros e sinto que isso está fazendo com que eu não ande na matéria...considerando aqui que o edital ainda não está na praça...O que fazer??? abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Sem edital na praça, você pode estudar por bons livros para aprofundar e sedimentar os conhecimentos. Agora quando sair o edital, acho que a objetividade do curso online, somado aos conhecimentos já sedimentados anteriormente, formam uma combinação mais apropriada. Até porque a maioria dos cursos online hoje em dia vem com uma bateria atualizada de exercícios e jurisprudência, ao passo que nos livros você terá que esperar por uma nova edição, que pode nunca sair.
    Por exemplo, antes do edital para o TCU eu lia os livros de Direito Constitucional e Administrativo Descomplicados. Depois do edital, fiz exercícios no Superprovas e também li um curso de teoria + exercícios dessas duas matérias.Fiquei muito satisfeito com o resultado!

    ResponderExcluir