sábado, 24 de março de 2012

Para nossa alegria, concurso ACE- MDIC !

Caros amigos concurseiros... "para nossa alegria", mais um edital na praça.
O cargo é de Analista de Comércio Exterior do MDIC.
É carreira do chamado Ciclo de Gestão, assim como Analista de Finanças e Controle-CGU, AFC-STN, Analista de Planejamento e Orçamento, Gestor, entre outras...
Pra quem não conhece o cargo, encontrei no site do Ponto dos Concursos esse artigo falando um pouco sobre a vida de um ACE-MDIC.
A banca será a ESAF, mesma da CGU, o que é bom pra quem quer focar nas provas da banca (que também é a banca dos concursos da Receita Federal).

Bom fim de semana a todos!
Estudem bastante!


J.




sexta-feira, 16 de março de 2012

Ainda sobre o concurso da Câmara

Caros leitores, como prometido, clicando aqui você baixa o edital verticalizado para o cargo de Analista Legislativo - Atribuição: Técnico em Material e Patrimônio.
Acabou a desculpa pra não pegar firme nos estudos, né?
Siga aquela dica: estude as matérias mais comuns, DA, DC, Português e leia também a Legislação seca da Câmara. Espere sair os cursos online das matérias mais "cabeludas".
Por exemplo, eu não perderia o meu tempo catando material de Estatística ou Administração de Recursos Materiais. Como não são matérias tão comuns, é melhor já pegar um curso bem mastigado.
Estudou um assunto? Marque lá no seu edital junto com a data, pra você poder saber sempre o quanto estudou em cada matéria e o que falta para fechar todo o edital.

Pé na tabua!

J.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Concurso da Câmara dos Deputados !


ALERTA! ALERTA! EDITAL NA PRAÇA!
Depois de concurseiro, virei vidente! kkkkkk
E a ressaca do Senado não durou nem uma semana, hein! Quem chorou, chorou! Quem não chorou, agora vai estudar!
Saiu o tão esperado edital do concurso da Câmara dos Deputados. 
Para aqueles que, como eu, sempre procurava saber do cargo cujo requisito era "nível superior em qualquer área de formação", já lhes adianto: ANALISTA LEGISLATIVO – ATRIBUIÇÃO: TÉCNICO EM MATERIAL E PATRIMÔNIO! Esse é o cargo!
Agora é uma banca SÉRIA e COMPETENTE! E os leitores do blog já tem a manha de fazer a "pesquisa ninja" no site do cespe. Vai ajudar MUITO!
São sete vagas de ampla concorrência e uma de PNE para provimento imediato. Mas atentem para o item 1.5 do edital:
"1.5 O concurso público destina-se a selecionar candidatos para provimento de vagas previstas no item 4
deste edital. As vagas excedentes e as que vierem a surgir poderão ser preenchidas a critério da Administração Superior da Casa."

Ou seja, muito provavelmente serão chamados candidatos além do número de vagas do edital.
Matérias: 
Conhecimentos "Básicos" 100 questões, peso 1 = 100 pontos
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Inglês
- Espanhol (é amigo, rapadura é doce mas não é mole não!)
- Noções de Contabilidade
- Noções de Estatística
- Raciocínio Lógico

Conhecimentos Específicos 80 questões, peso 2 = 160 pontos
- Noções de Administração
- Administração de Recursos Materiais
- Administração Financeira e Orçamento Público 
- Licitações e Contratos
- Sistemas de Controle
- Legislação Interna da Câmara dos Deputados

E agora vem a parte mais "brochante" desse concurso... a discursiva
=(

Vale 170 pontos:
9.2.1 A prova discursiva para o cargo de Analista Legislativo – atribuição: Técnico em Material e Patrimônio, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 170,00 pontos e consistirá na redação de parecer de até 120 linhas.

9.2.6 A prova discursiva para o cargo de Analista Legislativo – atribuição: Técnico em Material e Patrimônio tem o objetivo de avaliar o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base no estudo de caso formulado pela banca examinadora, redação de parecer, primando pela coerência e pela coesão.


Meu humilde comentário: acho uma SACANAGEM, com S maiúsculo, colocar uma pontuação absurdamente alta em apenas UMA questão discursiva. Essa questão simplesmente vale mais que a P2 inteira.

Porém, TODO MUNDO (pelo menos é o que eu quero crer...) está no mesmo barco. Isso não é motivo pra desistir ou desanimar. Se está difícil pra você, também está para o seu amigo, o seu vizinho e também para aquela gostosona que não te dá bola na academia.... rsrsrsr

Dica pra encontrar material de estudo: como muitas matérias não são tão comuns em concursos, pelo menos do jeito que foram apresentadas nesse edital, recomendo utilizar cursos online para TODAS as matérias, exceto as Noções de Direito Administrativo e Constitucional (eu ira de DA e DC Descomplicado, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino) e a Legislação Interna da Câmara, que eu iria de legislação seca mesmo. Aliás, comecem com as matérias que eu citei, até que apareçam os cursos online (Ponto dos Concursos e Estratégia Concursos são os principais).
Vou tentar colocar o edital verticalizado o mais breve possível aqui no blog.
Mas por hoje está bom, né? Durmam com esse barulho! kkkkk

Abração
J.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Pra curar a ressaca do Senado

Prezado leitor, o concurso do Senado já é passado para muitos (para alguns ainda não é, graças à FGV).
Conversando com algumas pessoas, umas disseram que foram bem, outras nem sabem a placa do caminhão que as atropelou.... porém todas perguntam a mesma coisa.....e agora, o que fazer?
Ficar todos os dias roendo unha, chorando, sofrendo, acessando os fóruns atrás de especulações e desperdiçando tempo? NÃO!
Preencha logo esse vazio na sua mente com outro concurso! Não importa se você foi bem ou mal, aproveite esse gás!
Sabe aquela piadinha: "Qual a melhor maneira pra não ter ressaca? É manter-se bêbado." ?
É bem por aí... Senado agora é página virada. O que você tinha que fazer, já fez. Agora é com a FGV.
Fique "bêbado" com outro concurso.
Os TOP 2 do momento são CGU e Câmara dos Deputados. CGU será ESAF e Câmara será Cespe. Que belo desafio, hein!
Então já sabem o que fazer....
Nada de ficar refém do resultado do Senado. Quem começa a se dedicar a outro concurso, vê que o tempo passa muito mais rápido.

Até a próxima
J.

sábado, 10 de março de 2012

Para quem vai fazer o concurso do Senado.

Amanhã serão realizadas as provas do tão sonhado concurso do Senado. Meu conselho:
Não vá para a prova pensando que esse concurso vai mudar sua vida, colocar arroz e feijão na sua mesa ou pagar o seu aluguel atrasado.
Esse concurso é APENAS mais um!
Pense que se por acaso não der certo agora, ainda teremos excelentes concursos esse ano, como CGU e Câmara.
Não coloque pressão desnecessária sobre si mesmo. 
Durma cedo hoje, não se esqueça de levar a garrafinha de água e as barrinhas de cereal. Nem pense em levar barra de chocolate, como eu fiz no meu primeiro concurso!
Eu também sempre levava quatro canetas pra prova, e as testava um dia antes. Não deixe NADA para a última hora. 
Chegue bem cedo, evite estresse de engarrafamento. Se for de carro, espere lá dentro, escutando música ou então lendo um resuminho bem light de alguma matéria, só pra passar o tempo.
Gosto de me isolar antes de qualquer prova. Sempre aparece aquele povo desesperado, que não estudou nada, fazendo aquelas perguntas absurdas. Se você não souber, vai achar que está despreparado.... e lá se foi a tranquilidade pra prova!
Durante a prova, mantenha a tranquilidade. Sempre faça pausas pra respirar, mexer os braços, espreguiçar. Não fique com vergonha de pedir ao fiscal pra ir ao banheiro. É um intervalo precioso, que diminui o estresse durante a prova. Dê aquela olhada no espelho e repita... EU POSSO! 
Até porque, caso você ainda não saiba, eu te digo.... VOCÊ PODE SIM! 

BOA SORTE A TODOS!

J.

terça-feira, 6 de março de 2012

Sugestões de estudo para a CGU.

O último post causou um furor no blog!
Muita gente se interessou pelo concurso da CGU. Isso é ótimo, vocês estão no caminho certo! E essa é a melhor hora pra pegar firme nos estudos, concurso autorizado, com prazo pra publicação do edital. Pra responder coletivamente as perguntas que surgiram, resolvi fazer esse novo post. Lembrem-se que é apenas uma sugestão. Se eu fosse estudar para a CGU agora, seguiria por esse caminho....

1 - Português, Constitucional, Administrativo e AFO.
2 - Administração Pública, Inglês e Raciocínio Lógico.

Gastem mais tempo no primeiro grupo de matérias, pois além de serem MUITO comuns em concursos, tiveram um peso maior no concurso passado.
E as Técnicas de Controle?? Eu esperaria para estudar depois do edital, pois como a CGU tem uma relação de cooperação muito próxima com o TCU, e do último concurso (2008) pra cá mudaram alguns normativos do Controle Externo, essa parte poderá vir com surpresas... nem vou dizer quais, pois senão a galera vai sair estudando... conheço vocês! kkkkk

Garanto que se vocês estudarem focados, com qualidade, essas sete matérias, não ficarão deprimidos, com pressão alta, tonturas ou náuseas quando o edital sair. TODO concurso sempre tem uma surpresinha desagradável. No meu concurso do TCU foi a tal da "Economia aplicada à regulação".
Se por acaso cair Física Quântica no próximo concurso da CGU, não esmoreçam e acima de tudo, NÃO DESISTAM! Essa base que vocês irão adquirir antes do edital com certeza vai ajudar muito, e liberará tempo para estudar as matérias mais "cabeludas" que podem aparecer.

E não esqueçam, qualquer dúvida, sugestão, crítica, choros, lamúrias ou lamentações, estou aqui pronto pra ajudar! sjconcurseiro@gmail.com

Let the games begin!
Aos estudos!

J.

Autorização para o concurso da CGU

Caros leitores, como bem me informou o Paulo Cesar (que aliás está sempre por aqui dando uma força pro blog), foi autorizado o concurso para a Controladoria Geral da União, com 250 cargos de Analista de Finanças e Controle.
Reproduzirei a Portaria aqui com alguns grifos meus:

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA Nº 64, DE 2 DE MARÇO DE 2012

A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, 
no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência 
prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para duzentos e cinquenta cargos de Analista de Finanças e Controle - AFC, do Quadro de Pessoal da Controladoria-Geral da União - CGU, órgão integrante da Presidência da República.

Art. 2º O provimento dos cargos, deverá ocorrer a partir de agosto de 2012, e está condicionado:
I - à existência de vagas na data da nomeação;
II - à prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e
III - à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 3º A responsabilidade pela verificação prévia das condições para realização do certame a que se refere o art. 1º será do Secretário Executivo da Controladoria-Geral da União, ao qual caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo.

Art. 4º O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contado a partir da publicação desta Portaria.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

É uma excelente notícia para a nação concurseira, pois se trata de um dos concursos TOP do Poder Executivo, remuneração bastante atraente e ainda com o benefício de poder ter exercício em qualquer capital do país, nas unidades regionais da CGU. De acordo com a própria Portaria, os futuros aprovados deverão ser nomeados a partir de agosto de 2012, e a CGU tem o prazo de SEIS meses para publicar o edital, senão a autorização perde seus efeitos.
Quem me perguntar se deve fazer esse concurso, eu darei um belo puxão de orelha! É claro, lógico e evidente que você deve fazer esse concurso. É um cargo maravilhoso, sonho de consumo de muitos, com atribuições diversificadas e que pode servir de base para vôos maiores.
No meu Programa de Formação do TCU, tive vários colegas oriundos da CGU. Agora, já trabalhando no Tribunal, conheci mais uma penca! Também já conheci pessoas que ficaram tão satisfeitas que resolveram pendurar as chuteiras lá na CGU mesmo.
Você não ficaria feliz em receber um salário inicial na casa de 13 mil reais? Pois é....
Só não se esqueça que remuneração não é tudo.... lembra?
Se você é um leitor esperto, já vai correndo pegar o edital do concurso passado pra detoná-lo antes de sair o novo.
E eu, como sou mais esperto ainda, já coloco o link de bandeja pra vocês aqui.
Decorem também o artigo 74 da Constituição Federal. Caso entrem para o Controle Interno (cuja CGU é o órgão central no Poder Executivo), ainda ouvirão falar muito nele....

Mãos à obra, people!
Abração
J.

domingo, 4 de março de 2012

A pesquisa "ninja" no site do cespe

Essa é um dica que li no Fórum Concurseiros e tenho que repassar aqui. É a “pesquisa ninja” no site do cespe. É ótimo pra quem fará provas dessa banca, que é das mais difíceis, porém a mais organizada do país. Todos os cadernos de prova dos concursos realizados ficam disponíveis para consulta, bem como os gabaritos definitivos. E nos últimos anos, vem sendo a banca dos concursos para o TCU, além de Advogado da União, Procurador Federal e vários outros concursos TOP.
Essa pesquisa ninja serve para quando você quiser pesquisar provas com itens bens específicos. Vamos pegar por exemplo o princípio da moralidade. Digite exatamente esses termos no google:
"julgue os itens" "principio da moralidade" site:cespe.unb.br
Ele fará a busca por cadernos de prova no site do cespe onde conste o princípio da moralidade. Por isso é interessante colocar “julgue os itens” no começo da pesquisa, pois aí só aparecerão cadernos de prova do tipo Certo ou Errado, e não editais e outros arquivos. Caso você queira consultar um edital do cespe que conste o princípio da moralidade, ou então uma prova de múltipla escolha (que não é o costume dessa banca), retire o termo “julgue os itens”.
Agora vai lá e faça essa pesquisa sobre o termo “ato complexo”. Legal, né?
E aí, gostou da dica? Dê seu feedback para o blog. Comente ou mande um email para sjconcurseiro@gmail.com.
Abração.
J.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Realização profissional

Depois de um longo recesso do blog por causa do carnaval, posse no TCU, entre outras coisas, estou de volta! E vamos falar um pouquinho da realização profissional.
Inicialmente, é o salário que mais atrai os concurseiros para um determinado cargo. Muitas pessoas olham apenas as cifras e nem procuram saber as atribuições e condições de trabalho que terão futuramente.
Ahh... meu sonho é ser Auditor Fiscal do Trabalho! Mas você sabe o que um AFT realmente faz no dia-a-dia? As opções de lotação do cargo?  E por aí vai....
Não vou dizer que dinheiro não é importante, mas tenha em mente que passará uma grande parte (se não a maior) da sua vida no trabalho. Portanto, é bom fazer uma coisa que se goste, ou então algo bem perto disso.
Não adianta ganhar dez mil por mês, mas gastar uma grana com médico, psicólogo e passar um terço do dia infeliz. Isso vai afetar a sua vida, não tem jeito. Quem é infeliz no trabalho, acaba sendo infeliz na vida também.
E HAJA dinheiro para compensar toda essa infelicidade.
Procure conversar com pessoas que exercem o cargo que você quer. Ou então visite o local de trabalho, para tentar conseguir alguma informação.
Lá, você poderá descobrir todos os reais benefícios que o cargo oferece, a remuneração real (que muitas vezes difere da do edital), além das dificuldades e pontos negativos.
Outra dica é você se basear um pouco nas matérias que caem no concurso para o cargo. Geralmente os órgãos colocam matérias que possuem uma grande semelhança com as verdadeiras atribuições a serem exercidas.
Por exemplo, você ODEIA contabilidade, se passar para um cargo de Auditor Fiscal, poderá não ficar muito contente. Ou então alguém que não goste de AFO e vá exercer o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento. 
Agora imagine alguém que não goste de lidar com o público e passe para um concurso do INSS. Essa pessoa ficará frustrada bem rapidamente. E um Agente de Polícia que tem medo de usar uma pistola, já pensou?
A mensagem é: não considere um determinado cargo APENAS pela remuneração; procure se inteirar sobre o cargo, veja se combina com o seu perfil e caso você se sinta infeliz futuramente, não tenha preguiça de tentar algo melhor.
Uma das melhores sensações do mundo é a de acordar numa segunda-feira com um sorriso nos lábios, pensando:
“Vou fazer o que AMO e ainda vou ganhar por isso!”
Reflita!

Abração
J.