quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estudar ou não estudar no carnaval: Eis a questão.

Muita gente me perguntou sobre o estudo no carnaval, então resolvi fazer esse breve post.
Algumas vezes na vida, a resposta mais simples é a mais adequada.
Se você estiver estudando pra um concurso com edital na praça, FORÇA NA PERUCA! Ano que vem, você poderá farrear à vontade, como servidor público. Isso se aplica à galera que vai fazer o concurso do Senado (prova no dia 11 de março) ou então do Tribunal de Contas do DF (dias 24 e 25 de março) entre outros.
Agora, se você está esperando pela Receita Federal, CGU, TCU, Câmara, ou seja, concursos ainda sem data marcada, nada impede que você dê uma relaxada nesse carnaval. Aproveite bem, pra poder dar conta da pauleira que vai ser depois que os respectivos editais saírem.
Já disse que estudar por estudar não adianta muito.
E ninguém aqui é robô, né?
Ah.... e quem for passar o carnaval na Praia da Ferrugem/SC, já está devidamente intimado a me pagar uma breja lá no Bar do Zado.

Abração.
J.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Faça TODOS os concursos possíveis.

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausência nesses dias. É que estou na reta final do Programa de Formação no TCU. É por um excelente motivo, né?
O post de hoje é sobre um assunto muito importante. Conheço várias pessoas que tem um "concurso dos sonhos", e que só pensam em ir fazer a prova desse concurso específico. Acham que fazer outros concursos é perda de tempo.
Eu não penso assim, aliás penso justamente o contrário. O nome "Concurseiro" não é à toa. É pra fazer CONCURSO!
Já ouviram a frase: "TREINAMENTO DÍFICIL, COMBATE FÁCIL." ???
Quem é, ou já foi das Forças Armadas sabe muito bem. Quando mais você se empenhar nos treinos, menos dificuldades encontrará na hora H.
Recorro mais uma vez aos exemplos. Digamos que o seu sonho é pilotar uma Ferrari. Só que você nunca dirigiu sequer um fusquinha... experiência zero! Você não acha que quando tiver a sonhada oportunidade, vai acabar fazendo feio? Nervosismo, falta de experiência, medo de fracassar.... vários fatores poderão atrapalhar.
Em se tratando de concurso, a lógica é a mesma. Não é porque seu sonho é TCU ou Receita Federal que você só irá fazer essas provas, e nenhuma outra.
Pense bem na pressão que você teria. Não está acostumado com a cadeira, com o divisão de tempo sem poder usar relógio, com a fome, com a sede....
Posso levar garrafinha de água? E barra de cereal? Só pode usar caneta de material transparente?
Dica de São Jorge Concurseiro: saiu algum edital? Inscreva-se! Não importa que pague menos, seja uma banca diferente. Agora, existe uma RESSALVA. As matérias tem que ser parecidas, né? Se cair Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e uma questão discursiva, já é um ótimo treino!
Fazer concurso tem que ser uma rotina, algo que não tire seu sono na noite anterior. Fazer uma prova tranquilo ajuda muito!
Lembro que no primeiro concurso que fiz (TCU 2007) eu fui todo arrumado, parecia que ia na missa. Na hora, via pessoas vestidas como eu, mas também outras mais à vontade, de bermuda, chinelo.
Curiosamente, quanto mais "mal vestidas" as pessoas estavam, mais tranquilas elas pareciam.
O segundo concurso que fiz foi da FNDE, também em 2007. Como disse antes, o cargo pagava menos do que eu ganhava no Exército, a banca era diferente do TCU (era a então quase desconhecida FGV, que hoje é a banca do Senado), mas foi um excelente treino.
Com o tempo, fui percebendo que a cada concurso que eu fazia, ia "relaxando" mais (no sentido de ir menos estressado). Acabei passando a ir de bermuda e chinelo também, por ser bem mais confortável. Não perdia mais o sono na noite anterior, chegava bem tranquilo para a prova, me preocupando apenas com o mais importante.... A PROVA!
Deixem a preguiça e a pão-durice de lado! Inscrevam-se em todos os concursos que puderem.
Treinem bastante e tornem o "combate" muito mais fácil!

Abração.
J.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Concorrente não é inimigo.

Independente de sua religião, raça, credo ou time de futebol, uma coisa eu posso lhe garantir. Se você fizer coisas boas, coisas boas virão pra você. Nesse mundo de concursos não é diferente!
Ainda que uma pessoa faça o mesmo concurso que você, e existam poucas vagas, nunca hesite em ajudar quem precisa. Aliás, tirar dúvidas de outras pessoas é uma ótima maneira de fixar o conteúdo. Uma boa dica é participar desses fóruns virtuais para concurseiros. Há uma grande interação e uma troca de materiais e experiências por lá. Mas cuidado! Não fique viciado nesses fóruns. Isso é para aquelas épocas em que não há edital na praça e o estudo pode ser mais tranquilo.
Então, caro leitor, não seja egoísta! Se você possui um material legal, ou um conhecimento mais aprofundado em uma matéria, COMPARTILHE!  Não sobrevivemos sozinhos nesse mundo.
A pessoa que você ajuda hoje, poderá ser a pessoa que vai te tirar do sufoco amanhã!
Digo isso por experiência própria. Algumas das minhas maiores e mais sinceras amizades foram feitas nesse mundo dos concursos. Ver um amigo seu sendo aprovado, ou então a felicidade nos olhos de seus amigos quando o aprovado foi você, são momentos que ficam guardados pro resto da vida!
Faça uma boa ação desde já! Indique esse blog para todos os seus amigos (e inimigos também). Pode ser de  qualquer maneira... por link no facebook, email, mensagem, sinal de fumaça ou até mesmo um bilhetinho na mesa do boteco! Ah sim, se você estiver no boteco com algum edital na praça, sinta a sua orelha puxada pelo São Jorge Concurseiro!!

Agora, musiquinha pra relaxar...





Até a próxima.
J.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O edital é o melhor amigo do homem.

Se você é esperto e lê sempre esse blog, já deve saber que não adianta estudar apenas por estudar. É preciso método. Ademais, o tempo é muito precioso, principalmente em época de edital na praça. Daí vem mais um mantra do concurseiro:
“Edital na praça, vida sem graça.”
Quem disse que o cachorro é o melhor amigo do homem, mentiu. É o EDITAL! Ele é o seu convite VIP para o sucesso. Muitas pessoas apenas dão uma passada nas matérias que vão cair e nunca mais olham pro edital.
Eu digo: não o largue até o dia da prova!!!!
Meu edital do TCU dormia na minha cabeceira e ia para o trabalho e pra faculdade comigo. Mesmo que não estivesse estudando. E hoje é um troféu que guardarei com muito carinho.
Ele é quem vai controlar o que você estudou e quando você estudou. E vai te mostrar TUDO o que você deve estudar; nem mais, nem menos. Se você “bater” o edital inteirinho antes da prova, com certeza irá com a confiança nas alturas!
Grande parte das pessoas estuda assim: olhou no edital que vai cair Direito Administrativo no concurso. Depois, o que ela faz? Não olha os tópicos direito e sai estudando pelo livro. Sem método algum! Começa a ler.... capítulo 1...2...3!
Ahhh preciso ir ao shopping. Quando volta, não lembra onde parou! Ah... recomeço do capítulo 2 pra garantir... e por aí vai....
A criatura vai ser tornar doutora nos primeiros capítulos do livro, mas não vai saber “lhufas” dos outros assuntos!
E tem outra coisa... Direito Administrativo para Técnico do INSS é de um jeito, pra Analista Tributário da Receita ou para Auditor do TCU, são de outro. O nome da matéria é o mesmo, mas cada cargo pode cobrar assuntos muito diferentes.
Saiu o edital? Analise-o minuciosamente! Veja todos os tópicos que vão cair e estude APENAS isso! Controle o edital, não deixe que ele te controle!
Só pra ilustrar com um exemplo, na matéria Direito Constitucional do edital do TCU de 2011 não caíram alguns tópicos que caíram em 2008, como “Princípios constitucionais da seguridade social” ou “Sistema Tributário Nacional”. Quem seguiu o edital à risca, economizou um tempo precioso e não ocupou a cachola com conhecimento que não utilizaria naquele concurso.
Agora, São Jorge Concurseiro, chega de enrolar e me diga... como seguir o edital à risca??
Eu “verticalizava” o edital...
Hã?????????
Calma, eu explico....
Vamos usar um exemplo de duas maneiras de se ver um edital...
A primeira é a normal, como sai na publicação:
DIREITO CIVIL: 1 Aplicação da lei no tempo e no espaço. Interpretação, analogia.  Princípios gerais do direito e eqüidade. 2 Das pessoas. Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Do domicílio. 3 Dos bens. Das diferentes classes de bens. 4 Dos fatos jurídicos. Do negócio jurídico. Dos atos jurídicos lícitos. Dos atos ilícitos. Da prescrição e da decadência. Da prova. 5 Do direito das obrigações. Das modalidades das obrigações. Da transmissão das obrigações. Do adimplemento das obrigações. Do inadimplemento das obrigações. Dos contratos em geral. Da responsabilidade civil.

Responda com sinceridade... dá pra controlar esse amontoado de assuntos? E olha que eu coloquei uma matéria pequena...
Agora, o modelo “verticalizado”

DIREITO CIVIL:
1 Aplicação da lei no tempo e no espaço.              15/01
Interpretação, analogia. 
Princípios gerais do direito e eqüidade.
2 Das pessoas.
Das pessoas naturais.                                            16/01
Das pessoas jurídicas.
Do domicílio.                                                          16/01
3 Dos bens.
Das diferentes classes de bens.                             18/01
4 Dos fatos jurídicos.
Do negócio jurídico.
Dos atos jurídicos lícitos.
Dos atos ilícitos.
Da prescrição e da decadência.                            18/01
Da prova.
5 Do direito das obrigações.                       
Das modalidades das obrigações.                  
Da transmissão das obrigações.
Do adimplemento das obrigações.
Do inadimplemento das obrigações.
Dos contratos em geral.
Da responsabilidade civil.

Não ficou mais fácil de controlar?  E vocês devem ter percebido que coloquei datas após alguns assuntos, simulando como se tivesse os estudado, assim como você deve fazer! Assim dá pra saber o que falta estudar pra “fechar” o edital, qual tópico você estudou mais vezes e qual assunto você viu há mais tempo. E você pode ainda estudar os tópicos fora de ordem, que mesmo assim saberá todos os assuntos que restam!
Na minha opinião, essa é uma das dicas mais valiosas desse blog. Como “brinde”, coloquei aqui o link para o arquivo que fiz na minha preparação para o TCU. Serve como um bom modelo para o que você deverá fazer no seu próximo concurso. Notem que coloquei vários elementos de motivação no edital. Para aquelas horas que batia uma preguiça.... eu lia a frase do Ayrton Senna ou do Einstein e voltava rapidinho aos livros! 

Então, mãos à obra! Controle o seu edital e corra pro abraço!

See ya!
J.

Contato do blog.

Querido leitor:
 Se você tiver alguma sugestão, dúvida, crítica, lamentação, desabafo ou convite pra festa de 15 anos, e não quiser postar nos comentários, me mande um email:

sjconcurseiro@gmail.com

Sua participação aqui é MUITO importante!